6 de mar. de 2014

Casais em conflito. Pauta: infidelidade.


 A cena é angustiante. Um abismo entre os dois.
Na fala da pessoa traída muita raiva e mágoa,
na fala de quem traiu, uma mescla de vergonha culpa e defesa. ...

Sentimentos difusos, mesclando humilhação com desejo de vingança e retratação.
Como compensar tal descompasso, no momento da dança em que o par não está presente?
Dança com outra ou outro e instaura-se a falta, a exclusão.
O traído dança sozinho, coreografando o caos interno, muitas vezes ao som da incredulidade e da inconformidade.
A valsa legítima interrompida,
o tango obsceno da dupla vilã.
O coro dissonante da opinião pública,
da platéia excitada com a cena descoberta, pronta para interpretar, julgar e condenar. Preço a pagar pela impulsividade e desejo não domesticados, ruptura.
A casa cai, o laço afrouxa. surge a des-confiança, a sensação permanente de des-amparo e angústia.
O que fazer agora?
Como prosseguir depois do acordo rompido?
Como restaurar a ligação, a cumplicidade, acreditar em recomeço?
Como passar por cima da des-ilusão, do des-conforto.
É necessário entender melhor o enredo e não focar somente a cena final.
Como chegamos a esse momento? como construímos esse desenlace?
Será que temos energia para rever nossa história?
As falas se alternam
"entenda, eu amo você", "não significou nada". " eu não consigo aceitar isso", "como pode fazer isso conosco"?"não adianta, ela(e) nunca vai me perdoar", "coloque-se no meu lugar", "como espera que fique tudo bem"?
e agora? Por onde recomeçar?Com tanta mágoa, com tanto desgaste!
me escuta....Não me peça para entender...Me perdoa... Eu não consigo esquecer... eu te amo... quem ama não trai... eu odeio você.
então não tem jeito... Acabou.
É verdade, acabou!
O que fazer? separar?
O que fazer com os projetos, a família, o casal que éramos...
Estamos prontos para abrir mão da nossa história juntos?
Quem somos agora?
"Quer ensaiar nova dança comigo?"
Passos desajeitados, ritmo quebrado. Dança meio feia, desengonçada, por vezes solta.
"Preciso ter convicção de que não acontecerá novamente". (Dúvida)
"Será que um dia vai deixar de impactar tanto?" (Dúvida)
vamos conversar, entender o significado do que aconteceu
Seja para ficarmos juntos ou separados precisamos resolver isso
Será dolorido nós sabemos
Mas o próximo capítulo desta história precisa ser uma construção conjunta
reconstruir a confiança ou aceitar que não "somos" mais.
(Katia Trevisan)


Nenhum comentário: